sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A importância do trabalho voluntário


Em instituições públicas ou privadas, nos bairros ou comunidades, nas igrejas e nos grupos de auto-ajuda um grande número de pessoas ajuda umas às outras, até mesmo aquelas que se encontram em situação mais difícil. Mesmo que não se intitulem voluntários.

Os voluntários não doam somente o seu tempo e sua generosidade, mas respondem a um impulso humano fundamental: a vontade de colaborar, de ajudar, de dividir alegrias, aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida em comum. Solidariedade, responsabilidade e compaixão são sentimentos essencialmente humanos e virtudes cívicas.

Ao nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores.

Por trazer benefícios para o voluntário, para as pessoas com quem o voluntário convive, para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser reconhecido, apoiado, divulgado e fortalecido.

Fonte:atitudeamais.blogspot.com

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dia de visita e festa na Institiuição Lar Dona Paula



Nesse dia (7 de setembro de 2008) tivemos o primeiro contato com as idosas do lar.
Foram muito receptivas conosco , brincamos e dançamos.
Cada dia aprendendo mais com gestos pequenos ,mais importantes.

Relatório

1. Título da atividade
Danças e brincadeiras.
2. Onde e quando a atividade foi feita
Ocorreu na Instituição Lar Dona Paula, no dia 7 de setembro, com início às 13:00h e término às 16:00h.
3. Quem participou do encontro
Henrique,Jessica Aparecida,Mario,Luiz e todas as pessoas do asilo.
4. Para quê a atividade
Foi um momento de relaxamento e alegria para as idosas,para aprendermos os cuidados especiais á elas.
5. O que aconteceu
Chegamos à Instituição ,fomos apresentados a coordenadora do asilo que nos recebeu, e nos encaminhou para conhecer o lar.
Ficamos com as idosas, com as quais nos apresentamos, e podemos contar o porquê da nossa visita.Visitamos algumas que nao podiam se locomover devido a problemas de saúde.Fizemos uma roda e dançamos com algumas para se divertirem,brincamos e contamos piadas.
Ao final da tarde reunimos e dispedimos delas.Conversamos com a coordenadora e lhe pedimos o histórico da instituição e tiramos outras dúvidas a respeito do assunto.
Às 16:00h,nos retiramos da instituição.
6. O que alcançaram
Esse foi o nosso primeiro dia dentro da instituição e com o contato com as idosas,já que conheçemos a instituição no outro domingo anterior.
Podemos estabelecer uma amizade ainda que pequena ,mais superaram nossas expectativas.
7. Avaliação
A nossa visita superou o que imaginavamos, sao muito receptivas e aprendemos muito sobre a vida.O trabalho está correndo bem e estamos entusiasmados.